top of page
PALESTRA 1 O perfil do estudante vinculado aos Grupos de Pesquisa
O que se deve esperar de um estudante vinculado a um grupo  de pesquisas? Se por um lado as atividades em um grupo de pesquisa tem cada vez mais exigido uma participação mais efetiva dos estudantes; por outro lado os compromissos acadêmicos têm muitas vezes interferido no processo de integração destes nas atividades dos grupos de pesquisas, fato que ocasiona uma dificuldade na elaboração de planejamentos e na consolidação da identidade do grupo. Tais observações foram fundamentais para estruturarmos este espaço de diálogo.
EXPOSITOR

Prof. Dr. Eduardo Rodrigues Viana de Lima

(Análise geoambiental e ordenamento territorial com apoio de geotecnologias)

UFPB

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1984), Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Pós-Doutorado pela Universidad de Sevilla (Espanha-2013). Atualmente é consultor ad-hoc - Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultor ´ad hoc´ da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, consultor ad-hoc do CNPq, avaliador de cursos e institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professor Titular da Universidade Federal da Paraíba e Coordenador do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Análise Geoambiental e Ordenamento Territorial com apoio de Geotecnologias. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, bacia hidrográfica, desertificação, sensoriamento remoto, cartografia, análise geoambiental, análise espacial e ordenamento territorial.

RODA DE DIÁLOGO - A formação do Comitê de Ética na área de humanas:  o que muda?
Em maio de 2016 foi publicado no Diário Oficial da União (N.98, seção 2, pg 44 a 46), a Resolução n.510 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta a criação de Comitês de ética na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS).  Apesar dos diversos Foruns para debater o tema, a decisão ainda causa divergências entre os pesquisadores de CHS uma vez que enquanto alguns observam esta regulamentação como um avanço porque fornece melhores condições para que as pesquisas sejam analisadas observando-se as particularidades destas áreas; outros questionam a pertinência da obrigatoriedade da apreciação ética das pesquisas em ciências humanas e sociais aplicadas por considerarem a existência de representações legais para avaliação dos princípios éticos nas pesquisas. Contendas a parte, o fato é que a Resolução está em vigor e ainda existem dúvidas sobre o que de fato muda com sua implementação. Foi objetivando estes esclarecimentos que idealizamos o desenvolvimento deste Espaço de debate.
EXPOSITOR
EXPOSITOR

Daniel Ferriera Gonçalves de Oliveira

Coordenador do Comitê de Ética da UFCG

bottom of page