top of page
MESA REDONDA I: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS NA ATUAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA
Os desafios cotidianos inerentes as atividades dos grupos de pesquisas remetem a necessidade de se pensar alternativas de superação. Além de problemas estruturais relacionados a ausências de ambientes apropriados para reunião ou de equipamentos que auxiliem no desenvolvimento das atividades dos estudantes e pesquisadores os Grupos se deparam com o desafio de criar mecanismos para estimular a participação mais efetiva dos membros do grupo devido a dificuldade de estabelecimento de agendas coletivas. Esta proposta de Mesa Redonda surge, portanto, da expectativa de que os relatos de experiências de membros de grupos de pesquisa possam auxiliar os integrantes de outros grupos de pesquisas na superação dos problemas inerentes ao cotidiano do pesquisador e do estudante assim como os problemas relacionados a viabilização das atividades do grupo.

Profa. Dra. Martha Priscila Bezerra Pereira (ProsaudeGeo/UFCG)

Docente do curso de Geografia da UFCG - campus Campina Grande. Bacharel em Geografia pela UFPB, Mestre em Geografia pela UFPE e Doutora em Geografia pela UNESP- campus Presidente Prudente. Tem experiência na área de análise de paisagens que interferem no processo saúde-doença humana, avaliação de políticas públicas com ênfase nos níveis de competências e habilidades desenvolvidas por trabalhadores da ESF e VAS e Metodologia do Trabalho Científico. Líder do grupo de Pesquisa PRÓ-SAÚDE GEO, e integrante, como pesquisadora, do GIDS-UFCG e do Observatório de Geografia da Saúde (UNESP-PP). Atualmente desenvolve pesquisas na área de práticas alternativas, complementares e integrativas em saúde, trabalho de campo em Geografia e Paisagens da Promoção da Saúde no Estado da Paraíba, esta última, financiada pelo CNPq. (Fonte: Plataforma Lattes/CNPq)

Prof. Dr. Vitor Koiti Miyazaki 

GASPERR/UNESP

Observatório das cidades / UFU

Graduado (2005), Mestre (2008) e Doutor (2013) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Presidente Prudente. É Professor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Campus Pontal. É membro do Grupo de Pesquisa Observatório das Cidades;, da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - ReCiMe e do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais  - GAsPERR/UNESP, onde realizou estágio de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. Tem experiência na área de Geografia Urbana, atuando principalmente nos temas ligados ao comércio, consumo, aglomeração urbana, forma e morfologia e rede urbana. (Fonte: Plataforma Lattes/CNPq)

Profa. Ma. Ana Carla dos Santos Marques

(ProsaudeGEO)

Possui Mestrado em Geografia pela UFRN, linha de pesquisa Território, Planejamento e Meio-Técnico-científico-informacional. Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, membro do Grupo de Pesquisa PRÓSAÚDEGEO/UFCG/CNPq, membro do Grupo Estudos Geográficos e Formação de Professor/UEPB/CH/CNPq. Tem experiência em Geografia Humana, atuando principalmente nas seguintes áreas: Geografia Regional, Geografia Urbana, Geografia da Saúde, Metodologia Científica, Regionalização e Planejamento Territorial.

(Fonte: Plataforma Lattes/CNPq)

MESA REDONDA 2: O PAPEL DO GRUPO DE PESQUISA NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
O tema proposto para esta Mesa Redonda surgiu o propósito de se criar um espaço para se debater os tipos de contribuições que um grupo de Pesquisa pode fornecer para qualificação profissional dos estudantes (graduandos e pós-graduandos). 

Prof. Dr. José Borzacchiello da Silva (UFC/PUC-RIO)

Professor Emérito e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoramento em Geografia Humana pela Université de Paris IV - Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Professor do programa de pós-graduação em geografia da UFC. Professor do Departamento de Geografia da PUC-RIO, Coordenador da àrea de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidente da AGB (1986-1988). Presidente da ANPEGE (2003-2005). Membro do comitê científico das revistas - TERRA LIVRE, AURORA GEOGRAPHY JOURNAL(Portugal), NORBA Revista de Geografia (Espanha), CIDADES, CONFINS, MERCATOR, GEOGRAPHARES, ESPAÇO ABERTO, GEO UERJ. Atua na área de Geografia Urbana, especialmente no enfoque dos Movimentos Sociais...(Fonte: Plataforma Lattes/CNPq)

Dr Douglas Alexandr Saraiva Leão (Gerente de Programas

de IC e ITI/UFCG)

Bachelor's at degree in Agricultural Sciences from Federal University of Paraíba, and master's at Masters in system Agrosilvopastoril from Federal University of Campina Grande.PhD in Process Engineering Federal University of Campina Grande, with emphasis on biofuel Has experience in Zoothecny, focusing on Zoothecny, acting on the following subjects: nutrição mineral, incidência, fósforo, fiber and fósforo, gliricídia, estresse (Fonte: Plataforma Lattes/CNPq)

Profa. Dra. Luciene Vieira de Arruda

TERRA/UEPB

É graduada em Geografia (Universidade Federal do Ceará, 1987), Licenciada em Filosofia (Universidade Estadual do Ceará, 1987), Bacharel em Geografia (Universidade Federal do Ceará, 1990), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Universidade Federal do Ceará, 2001), Doutora em Agronomia (Universidade Federal da Paraíba, 2008) na área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas. É lider do Terra - grupo de pesquisa urbana, rural e ambiental, cadastrado no CNPq. Atualmente é professora DR-D-DE da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira/PB no Departamento de Geografia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Organização do Espaço Brasileiro, estudos regionais e Levantamento de Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação ambiental, educação ambiental, preservação dos recursos naturais, processos erosivos e conservacionismo. 

(Fonte: Plataforma Lattes/CNPq)

MESA REDONDA 3: A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE GEOGRAFIA: SUPERANDO DESAFIOS.
Existe concordância entre os docentes que se dedicam aos estudos sobre o ensino da Geografia de que, atualmente, um bom professor é o que estimula os estudantes a desenvolverem um senso crítico. Para isto, além dos compêndios, fundamenta a sua atividade profissional a partir do desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão. Porém, em seu cotidiano, apesar de reconhecer a relevância da pesquisa na formação estudante, o professor é envolvido com desafios evidenciados tanto no ambiente escolar como no ambiente pessoal, sendo obrigado a criar estratégias e táticas para superar estes desafios. Foi com base neste quadro de referências que a Comissão Organizadora aceitou a sugestão apresentada pela professora Sônia Lira (GPPEG/UFCG) para propor uma Mesa Redonda voltada para dialogar sobre a influência da pesquisa na formação do professor.

Prof. Me. Aldo Leandro Gomes

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (Bacharelado, 1992 e Licenciatura, 1995). Atualmente é Professor Substituto T-40 no Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e cursa o Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. As áreas de atuação abrangem Geografia Urbana; Turismo, Imagem da cidade e Cultura Urbana; Educação Patrimonial e Ensino de Geografia.

Profa. Dra. Sônia Maria de Lira

(GPPEG)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista no Ensino de Geografia. Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Regional, Prática de Ensino em Geografia, Políticas Públicas, Inclusão e Diversidade. Concluiu recentemente pesquisa aprovada pelo CNPQ com o título: A Participação Juvenil e a ação dos poderes públicos quanto ao ensino superior no Aglomerado Produtivo de Confecções do Agreste/PE. Como também, desenvolve pesquisas sobre a construção de conhecimentos cartográficos em estudantes com deficiência visual e encaminha projetos de extensão para estes segmentos em escolas públicas de Campina Grande/PB, Brasil. (Fonte: Plataforma Lattes/CNPq)

Prof. Dr. Sérgio Luiz Malta de Azevedo (UFCG)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pós doutoramento em Geografia, (em andamento). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande e do mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da UNEB. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, espaço, sustentabilidade, regionalização, política, desenvolvimento, Ecologia Humana, aquicultura, pequenos produtores, feiras e ensino de geografia

bottom of page